4 de jun. de 2008

Nem de propósito...

Acabaste o curso. Questionas-te, e AGORA???? Agora...agora faz-te à vida!! Mais que o "Saber Saber", há que "Saber Fazer" e "Saber Ser" e isso...isso ganha-se na melhor de todas as escolas...a escola da vida! Não te deixes "adormecer" pelo "embalar" do comodismo, da insegurança, do medo, da falta de confiança própria... Vai lá...à luta... Define de forma clara e objectiva o quê, o como e o onde das tuas aspirações, dos teus sonhos possíveis, porque como cita Luis de Camões, "Coisas impossíveis, é melhor esquecê-las que desejá-las." E tudo isso, na minha opinião, que vale o que vale(frase do dia proferida repetidamente por um fulano que até me agradou), passa pelo "quase perfeito" autoconhecimento que se adquire nas "n" vivências. São elas que irão permitir ter a noção do que se gosta, do que não se gosta, do que se quer, do que não se quer, do que se é capaz, qual ou quais as vocações, etc, etc. Depois de tudo isto bem definido vêem as estratégias, as oportunidades, a preserverança, a garra, o empenho, a dedicação, a energia, etc. E julgo, na minha opinião, que vale o que vale, que surgem naturalmente. Porque o "querer já é poder" e mais se esse querer for cheio de paixão e convicção...é meio caminho andado!! E vou ficar por aqui...acho que já vos "embalei" o suficiente para uma bela de uma soneca, não?! Mas...só para terminar...tenho para mim que a maioria desses jovens recem licenciados desesperados, caminharam ao longo do curso sem qualquer noção e ambição de uma carreira profissional. E não querendo minimizar a nossa culpa, cabe também ao sistema de ensino, assim como ás instituições de ensino, executarem um trabalho continuo, motivador e esclarecedor capaz de elucidar os jovens estudantes académicos a se direccionarem para as suas reais vocações. Criatividade, originalidade, meus caros...Está na hora de acabar de vez com aquele tal sistema de ensino obsoleto...não falam da globalização?! Não falam que o mercado de trabalho é o mundo?! Então?! Adicionem aí mais um ou outro "programa" capaz de fazer face aos "problemas" daqueles que não são parte das "excepções à regra"!

2 comentários:

Francisco o Pensador disse...

Menina, só queria que soubesses que se por vezes passo por aqui e não comento os posts é pelo simples facto de me deixares sem palavras...como aconteceu com este!

Muito bem!

A diferença faz-se com actos, não com palavras!

Bjs

Bird disse...

Pensador;
Tenho reparado nisso! Mas pensei que fosse por ainda não ter simplificado a coisa dos comentários...ihihih!!
Fica bem e aparece sempre!
Bjs.

Desabafos antigos