7 de jun. de 2011

É...

Uma das mudanças da minha vida foi rescindir um posto de trabalho efectivo em prol da minha fé e convicção de que é possível viver 24 horas sob 24 horas feliz, satisfeita e realizada! Estou apostar num projecto de vida em tudo transformador e desafiante. Paralelamente desempenho funções de formadora a um grupo de adolescentes cujos perfis são no mínimo assustadores. Não havia percebido de perto o quão carente se encontra tal geração e o quão desajustado é o sistema de educação face às suas necessidades! Como pode um grupo adquirir competências teóricas, técnicas e profissionais à base da imposição, do "politicamente correcto"? Porquê começar pelo telhado e não pelos alicerces? Como se formam tecnicamente indivíduos desmotivados, sem educação, perdidos, incompreendidos, revoltados e confusos? Indivíduos que se limitam a obedecer ás regras só porque isso lhes atribui uma determinada habilitação e uma bolsa que lhes permite extravasar um pouco das suas frustrações? Não será esta imposição e repressão mais conveniente a um conjunto de instituições do que a jovens que necessitam de encontrar o seu lugar na sociedade, no mundo? E qual o nosso papel? Obedecer também às regras para sobreviver? Fechar os olhos e compactuar com o desinteresse e a falta de educação? Entrar no conflito e atear ainda mais a revolta, a violência? Porquê para estes jovens o aprender está tão associado a uma obrigação ao invés a um direito? Well...eis algumas das questões que atravessaram o meu cérebro em plena formação...a determinada altura o meu senso mandou que eu parasse e simplesmente ouvisse de cada um o que gostam, o que não gostam, como os posso ajudar, qual a melhor forma para eles de aprender a matéria programada, o que os motiva, and so on... Ficou claro que a maioria está ali com expectativas frustradas e basicamente atrás de um 12º ano caracterizado pelo facilitismo!

2 comentários:

mfc disse...

Eu sei o que é ser formador nessas turmas!
É desesperante o desinteresse e a falta de bases... mas alguma coisa tem que ser feita por eles!

Bird disse...

Desesperante mesmo! E é a minha primeira experiência...

Desabafos antigos